Para Refletir

terça-feira, 15 de setembro de 2015

Pão-de-ló de Ovar já tem Indicação Geográfica para "acabar com as falsificações"

Agora "o pão-de-ló de Ovar é um produto reconhecido e protegido pelo Estado e só se pode fazer mesmo no município de Ovar". Também já se pode "agir judicialmente contra terceiros, conhecidos ou desconhecidos, que utilizem abusivamente a marca". "A Indicação Geográfica da iguaria representa vantagens para produto e consumidor. "Quem lucra com isto, por um lado, é a genuinidade do produto e, por outro, o próprio cliente, porque fica a saber que pão-de-ló de Ovar passa a ser só aquele que tem o devido selo oficial de Indicação Geográfica".

Bem, parece-me que agora muitas famílias vão mesmo ter de apertar o cinto, em Ovar, pois comercializavam-no ao mesmo preço dos comerciantes e fabricado no seu forninho eletrico de casa! Ora com a necessidade do selinho, vai ficar difícil!

Quanto à sua fabricação ficar confinada a Ovar (concelho), não faz qualquer sentido, na minha modesta opinião, bastaria que fossem cumpridas as características do verdadeiro pão-de-ló, até porque existe uma certificação, e seria uma mais valia para a terra que fosse fabricado em todo o mundo! Mais uma vez, alguém limita o que poderia ser ilimitado! O universo vai retribuir certamente na sua justa medida!

http://www.publico.pt/local/noticia/paodelo-de-ovar-ja-tem-indicacao-geografica-para-acabar-com-as-falsificacoes-1707896 

Sem comentários:

Enviar um comentário