Para Refletir

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

O ponto de partida perfeito

Vivemos na sociedade da urgência, há pressa para tudo, precisamos das coisas para “ontem”. Prazos para cumprir, metas a alcançar… Nada pode esperar. Quais são as nossas prioridades? E nossos valores?
Jesus faz uma afirmação logo após nos ensinar a rezar o Pai-Nosso: “Onde está teu coração aí está teu tesouro” (São Mateus 6, 21). Esta afirmação ajuda-nos a direcionar a nossa vida face ao caos que vivemos. Aliás, vivemos ou existimos? Não à toa, Oscar Wilde refletia: “Viver é a coisa mais rara do mundo. A maioria das pessoas apenas existem”.
Muitas vezes, na correria do dia a dia, esquecemos que somos humanos, que temos coração e sentimentos, e o mais importante, nem sequer lembramos do quão importante é ter fé. Por isso a afirmação de Jesus: “onde está o teu coração aí está teu tesouro”.
Por diversas ocasiões, o nosso coração pula de “galho em galho”, isso quando não cria asas e voa para longe da base das nossas estruturas fundamentais. A urgência e as atividades quotidianas demasiadas são como parapentes usados para nos desterrar e nos afastar dos valores fundamentais.
Sabemos quais são os nossos tesouros fundamentais? Quais os valores que têm permeado as nossas vidas? Enfim, creio que o ponto de partida de todas essas indagações seja a reflexão acerca da vida, das atitudes, do quanto valorizamos o que nos é caro, com a família, os relacionamentos, a vida comunitária. A partir disso, podemos fazer o exercício de, todos os dias, agradecer a Deus pela vida, rezar para que tenhamos objetivos claros. E lembrar que, antes da afirmação de Jesus, Ele ensinou-nos a rezar o Pai-Nosso. Aí está o ponto de partida perfeito: a oração!

CT

 

Sem comentários:

Enviar um comentário