Para Refletir

domingo, 4 de outubro de 2015

Salvação

A verdadeira salvação é um estado de libertação - do medo, do sofrimento, de um estado aparente de carência e de insuficiência e, por conseguinte, de qualquer desejo, necessidade, ganância e apego. É estar livre do pensamento compulsivo, da negatividade e, acima de tudo, do passado e do futuro como necessidade psicológica.
A sua mente está a dizer-lhe que você não consegue atingir os seus objetivos aqui e agora. Precisa de acontecer alguma coisa, ou você precisa de se tornar isto ou aquilo antes de se sentir livre e realizado. O que ela lhe está a dizer, de facto, é que você precisa de tempo - que precisa de encontrar, de escolher, de fazer, de realizar, de adquirir, de se tornar ou de compreender alguma coisa antes de poder ser livre ou completo.
Você vê o tempo como meio para a salvação, enquanto que na verdade ele é o maior obstáculo à salvação. Você pensa que consegue atingir os seus objetivos estando onde está e sendo quem é neste momento, porque ainda não é completo ou suficientemente bom, mas a verdade é que o aqui e agora é o único ponto a partir do qual você os consegue atingir. Você atinge os seus objetivos ao compreender que já os atingiu. Encontrará Deus no momento em que compreender que não precisa de procurar Deus.
Portanto não há um caminho único para a salvação: qualquer condição poderá ser usada, mas não é necessária nenhuma condição particular. No entanto, só há um único ponto de acesso: o Agora. Não pode haver salvação fora deste momento. Você está sozinho, sem parceiro? Entre no Agora a partir daí. Tem algum relacionamento? Entre no Agora a partir dele.


Eckhart Tolle


Sem comentários:

Enviar um comentário