Para Refletir

sábado, 3 de outubro de 2015

Meditar


Frente à vida altamente agitada que vivemos é necessário usar métodos que nos permitam relaxar e aproveitar melhor os momentos de tranquilidade. Um dos mais ativos é a meditação. Muitas pessoas começam ou procuram iniciar-se nesta arte, mas logo se afastam porque não conseguem. 

A meditação é algo que se aprende; quanto mais apegado à matéria estiver mais difícil será esta tarefa, porém todos entram na meditação sem qualquer problema. A mente é uma só e ela está recheada de pensamentos. Para meditar precisamos controlar a mente porque se não a controlamos ela controlar-nos-á e fá-lo-á de acordo com os pensamentos que tiver. Uma mente negativa tem pensamentos negativos, aumentando o medo, a ansiedade, a tensão; uma mente positiva entenderá mais rápido o processo da meditação porque os seus próprios pensamentos são de busca do caminho da elevação espiritual. Dependendo disto pode-se demorar mais, ou menos, mas todos conseguem meditar. 
É muito difícil alguém fortemente conectado com a matéria, ambicioso, ganancioso, conseguir meditar rapidamente porque estas pessoas não se entregam, por medo de perderem o controlo da situação. Pessoas assim são desconfiadas e, claro, precisam de muito tempo até se permitirem sentir a serenidade que o processo meditativo lhes oferece. Para controlar a mente devemos começar com alguns minutos diariamente, sentados confortavelmente e sem nos importarmos com os pensamentos ou imagens que apareçam. Persistindo, a mente será controlada e condicionada segundo a nossa vontade. 
A chave para o sucesso em meditar é ser persistente e ter vontade o que é diferente do querer, porque a vontade é uma energia forte que começa na base da coluna vertebral (chacra da base) e vai subindo até chegar ao coração, mudando os nossos sentimentos,  despertando compaixão e humildade; ao chegar ao chacra da coroa, atinge-se a iluminação. Pode não ser ainda nesta encarnação, mas é um início. Meditar leva à tranquilidade e paz, torna-nos fortes e resistentes aos embates do dia a dia, e por isso também é usada como meio de cura. 
Para meditar, basta ter um cantinho sossegado em sua casa, sentar-se e deixar que tudo de bom aconteça. Se puder fazê-lo em grupo, torna-se muito mais intenso e os resultados são maiores, podendo irradiar esta energia mental para outras pessoas. O importante é começar. Se não fecha os olhos a primeira vez, e insiste nisso, nunca o conseguirá! 
Sucesso para todos com a mente meditativa! Com amor,

Carla Tavares
Terapeuta Multidimensional, Facilitadora de Meditação Guiada e de Cura

Sem comentários:

Enviar um comentário