Para Refletir

sábado, 19 de março de 2016

Câncer (cancro) na Visão Espírita



Como já dissemos, quando analisamos as infecções e as predisposições mórbidas, é preciso buscar na alma as raízes das doenças. No caso do câncer, não poderia ser diferente.

As produções mentais negativas geram irradiações impróprias, semelhantes às projeções de raios X ou de raios ultravioleta, que se tornam lesivas às células, prejudicando o trabalho sinérgico delas, e provocando, consequentemente, a sua desarticulação.

A doença surge como um estado secundário, na verdade, a origem do câncer ou da perturbação do equilíbrio celular encontra-se muito mais radicada na distonia da mente.

Sabemos que no núcleo da célula, no genoma (total de genes), temos o conjunto de probabilidades para a nova existência, construído com base no estado evolutivo do Espírito reencarnante, refletido no perispírito ou modelo organizador biológico. No núcleo, portanto, está expresso o carma de cada um, a conta do destino que ele traz de vidas anteriores, mas as criaturas têm a possibilidade de modificá-lo, todos os dias, fazendo suas escolhas, quanto ao funcionamento ou não de determinados genes; no caso do câncer, dos oncogenes.

A mente age sobre o citoplasma e influi diretamente sobre as "escolhas" dos genes, selecionando-os; dela vai partir, portanto, a ordem que os colocará em funcionamento ou não. Com o término da primeira fase do Projeto Genoma, em fevereiro de 2001, vimos como é importante o chamado meio interno, localizado no citoplasma da célula, e é justamente, aí, segundo informações dos Instrutores Espirituais, que a mente atua, determinando ao núcleo o que fazer. Isto explica porque, embora presente no genoma de famílias inteiras, determinado oncogene só se manifesta em alguns dos seus membros.

Por tudo isso, a medicina do futuro dará ênfase ao papel educativo do médico, que estará muito mais engajado no aspecto preventivo das doenças. Como educador e um dos principais agentes de saúde, ele ressaltará a importância da conduta moral elevada, difundindo a necessidade do cultivo da humildade e do devotamento ao bem para que o ser humano conquiste a saúde sem mácula. Segundo os ensinamentos espirituais, somente o amor puro, desinteressado, enseja a imunologia perfeita, porque permite a assimilação das forças superiores que mantém o corpo saudável. (60)

(Maiores informações, em Evolução em Dois Mundos, cap. XX)

Sem comentários:

Enviar um comentário