Para Refletir

sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

MEDITANDO COM PARAMAHANSA YOGANANDA - A SOLIDÃO E O SILÊNCIO


- O caminho espiritual é como o fio de uma lâmina. Não é simples, na verdade. O isolamento é o preço da grandeza e da auto realização. Quando estou só, estou com Deus. É o modo como você deve ser.

- Não se misture com outros tão estreitamente. Amizades não nos satisfazem, a menos que estejam enraizadas em amor mútuo ao Pai. Nosso desejo humano por atendimento amoroso por parte dos outros é, na verdade, o desejo da alma por unidade com Deus. Quanto mais procurarmos satisfazer esse desejo exteriormente, menos será provável encontrarmos o Companheiro Divino.

- Mantenha um diário da sua vida espiritual. Eu costumava registrar quanto tempo meditava e quão profundamente me concentrava. Busque a solidão tanto quanto possível. Não passe suas horas de lazer com outras pessoas em propósitos meramente sociais. O amor de Deus é difícil de se achar em companhia.

- "Estou indo às montanhas para estar sozinho com Deus", informou um estudante a Paramahansa Yogananda. "Você não avançará espiritualmente dessa maneira", Paramahansaji respondeu. "Sua mente ainda não está preparada para se concentrar profundamente no Espírito. Seus pensamentos irão se concentrar principalmente em recordações de pessoas e acontecimentos mundanos, mesmo que você permaneça numa caverna. O alegre cumprimento dos seus deveres mundanos, juntamente com a meditação diária, é o melhor caminho".

- Enquanto você não tiver encontrado Deus, é melhor não se interessar por distrações. Buscar diversão significa esquecê-Lo. Primeiro aprenda a amá-Lo e conhecê-Lo. Então você pode fazer o que quiser, pois Ele nunca deixará os seus pensamentos.

- Não graceje o tempo todo com os outros. Seja feliz e jovial por dentro. Por que dissipar em conversa inútil as percepções que você ganhou? Palavras são como balas: quando você gasta sua força em conversas frívolas, seu estoque de munição interna é desperdiçado. Sua consciência é como um balde de leite: quando você a enche com a paz da meditação, deve mantê-la assim. Gracejos geralmente são falsas diversões que perfuram buracos nas laterais do seu balde e fazem com que todo o leite de sua paz seja derramado.

- Esteja só interiormente. Não siga vivendo a vida sem propósitos que tantas pessoas levam. Medite mais e leia mais, bons livros... De vez em quando não há problemas em assistir filmes e ter um pouco de vida social, mas, na maior parte das vezes, permaneça sozinho e viva dentro de si mesmo... Aprecie a solidão; mas quando quiser misturar-se com outros, faça-o com todo o seu amor e amizade, de modo que essas pessoas não se esqueçam de você, mas sempre se lembrem que conheceram alguém que os inspirou e dirigiu suas mentes em direção a Deus.

- A verdadeira prática da religião é sentar-se quieto em meditação e falar com Deus. Mas você não atinge tal ponto de intensidade se não se concentrar o bastante, e é por isso que você permanece na ilusão.

- O silêncio habitual de Sri Yukteswar* era causado por suas profundas percepções do Infinito. Não lhe sobrava tempo para as inúmeras "revelações" que ocupam os dias dos instrutores sem percepção interna e externa de Deus. Dizem as Escrituras hindus: "Nos homens superficiais, o peixe dos pequeninos pensamentos provoca imenso tumulto. Nas mentes oceânicas, as baleias da inspiração mal encrespam a superfície."

- Esteja com as pessoas em silêncio; não gaste tempo e energia preciosos em conversas frívolas. Coma em silêncio; trabalhe em silêncio. Deus ama o silêncio.

- Construa o seu ambiente interno. Pratique o silêncio! Eu me lembro da disciplina maravilhosa dos Grandes Seres. Quando nós falávamos e tagarelávamos, eles diziam: "Voltem-se para seu castelo interno". Era muito difícil compreender isso, mas agora eu entendo o caminho de paz que nos foi mostrado.

- Meu silêncio, como uma esfera em expansão, propaga-se por toda parte. Meu silêncio propaga-se como uma canção de rádio, acima e abaixo, à esquerda e à direita, dentro e fora. Meu silêncio se espalha como um incêndio de bem-aventurança; os sombrios arbustos da tristeza e os altos carvalhos do orgulho estão todos se consumindo nas chamas. Meu silêncio, como o éter, tudo permeia, levando as canções da terra, dos átomos e das estrelas aos salões da Sua mansão infinita.

- Você deve sentar-se em silêncio antes de decidir sobre qualquer assunto importante, pedindo ao Pai as Suas bênçãos. Então, por trás do seu poder estará o poder de Deus; por trás da sua mente estará a mente dEle; por trás da sua vontade estará a vontade dEle.

- Das profundezas do silêncio, a fonte da bem-aventurança de Deus jorra infalivelmente e flui sobre o ser humano.


Paramahansa Yogananda
Self Realization Fellowship

Sem comentários:

Enviar um comentário