Para Refletir

segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Ser Professor

Há pouco, enquanto caminhava pelas ruas da cidade, ouvi alguém gritar por mim:
- Professora! Você foi minha Professora, não foi?  Professora de Inglês, certo? (Insistia o jovem, que deveria ter uns 25 anos, enquanto eu apelava à minha memória de elefante!...)
- Possivelmente! - respondi, sorrindo.
- Não mais esqueci de si! Você foi mais do que minha mãe, e eu gostava de todas as vezes que você passava a sua mão pela minha cabeça, sorria e me segredava: "Calma! Eu acredito em ti! Tu és fantástico e vai dar tudo certo!"
Isso foi há uns 15 anos e ele não esqueceu. Lembrei também daquele menino com olhos tristes, desassossegado... e de como desassossegava muitos dos meus colegas! (rsrsrs) Porque o professor marca a vida das pessoas e eis uma grande responsabilidade essa de ser exemplo para os outros. Porque o outro pode não dar certo, o outro pode partir para as escolhas erradas, o outro pode sucumbir aos barrancos que a vida lhe traz. E eu senti-me triste, pois foi uma vida que nem eu nem a escola pudemos tocar, uma vida cujo amor infelizmente foi mais fraco do que o ódio que este mundo carrega na escuridão das suas dores, da sua injustiça social, dos apelos das drogas, da falta de oportunidades, da irresponsabilidade parental, do preconceito e da intolerância. Foi isso... Ou terei tocado naquele coração? Terei feito o suficiente ou poderia ter feito mais? Bem, aquele menino de olhos tristes, hoje, lembrou-se de mim, e estava feliz!...

CT, 2016-02-29

Sem comentários:

Enviar um comentário