Para Refletir

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

"A felicidade não tem preço!"


Costumamos ouvir que a felicidade não tem preço. Há pessoas que dizem que fariam qualquer coisa para serem felizes. Mas na verdade há limites.

As pessoas não são felizes e não realizam os seus sonhos, porque no fundo não estão dispostas a pagar qualquer preço. Querem obter tudo gratuitamente.

A felicidade tem o preço da renúncia. Ninguém alcança todos os seus desejos sem ter que renunciar a uma ou mais coisas. Abrindo-se a mão para receber, larga-se também. É o que impede as pessoas de serem felizes, porque renúncia é uma palavra que quase ninguém gosta.

Tente pensar em abandonar a sua vida, com tudo o que você tem e construiu, mas que não lhe dá satisfação, e vá correr o mundo atrás daquilo que o seu coração mais deseja. Você não vai querer! Não, porque falta-lhe coragem para renunciar à sua existência, mesmo se medíocre, porque é isso que lhe dá segurança. Pode não ser boa; mas é palpável, é o que você tem.

Só a felicidade pode preencher uma alma e dar plenitude à vida. Só a esperança mantém uma pessoa viva.

Há os que se apegam a isto custe o que custar e correm atrás dos seus sonhos. Podem decepcionar-se muitas vezes, mas nunca desistem. Sabem que tentam e isso já é o bastante. Vivem não através dos outros, mas deles mesmos.

Outros preferem ficar como plateia. Falta coragem para subir no palco da vida. A felicidade existe, mas parece utopia, ou não é para eles. O preço para ser feliz é alto demais, arriscado demais.

Mas quem sabe não é esse o charme da vida? O facto de sermos todos diferentes, de nos contentarmos de maneiras diferentes? Alguns gostam de ser estrelas; outros satisfazem-se vivendo do brilho delas. E, no fim das contas, o importante mesmo é sentir-se feliz, sendo o que se é, com o que se tem.

Quem não quer abrir mão do que tem para ser feliz de outra forma, que pelo menos o seja da forma que escolheu. E que o seja plenamente!

EU SOU
Carla Tavares

Sem comentários:

Enviar um comentário