Para Refletir

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Paciência e Constância


As coisas não são tão fáceis de conseguir e apresentam inevitavelmente dificuldades que só a paciência pode vencer.
Saber esperar é uma virtude perante as dificuldades que se nos apresentam; é uma conquista do ser humano ao mesmo tempo que a impaciência não acelera o ritmo normal das coisas. A paciência não é a virtude feminina, mas essencial dos agricultores: lançam a semente à terra, têm de esperar que germine, cresça, dê flor e frutos maduros. Sabem que o melhor que têm a fazer é não fazer nada e estar disponíveis para o que o futuro lhes apresente.

A paciência que enfrenta a dificuldade inevitável ou inesperada torna-se constância quando a dificuldade se prolonga. Lembrei-me agora da história do menino que semeou um feijão num copo de vidro e no dia seguinte de manhã ao olhar para o copo deitou tudo fora dizendo com enfado – afinal o feijão não deu o feijoeiro que eu esperava...

A constância perante uma dificuldade não é resistência à mudança, é firmeza flexível. Não é pois uma inércia ineficaz, mas uma ajuda progressiva e dinâmica.

Paciência é a virtude que nos leva a saber sofrer: suportar as tristezas e contrariedades da vida, principalmente no nosso relacionamento com o próximo.

A paciência é mesmo uma virtude: é a capacidade de aceitarmos que nem tudo pode ser da forma como desejamos ou gostaríamos que acontecesse; é a capacidade de suportarmos determinadas situações ruins esperando o melhor depois. É também a capacidade de entender que todas as pessoas são diferentes entre si e que nem sempre elas nos entendem, desejam ou agem da forma como queríamos que elas agissem!

Para viver e conviver em sociedade é preciso mesmo ter paciência: afinal, cada pessoa está preocupada em satisfazer as suas próprias vontades, os seus desejos e nem sempre o que uma pessoa deseja é o que a outra deseja e vice-versa. Além disso, é preciso ter a paciência de esperar que as coisas aconteçam da forma como devem acontecer, que nem sempre o tempo que desejamos e esperamos é o tempo de algo acontecer. Como está escrito na Bíblia, tudo tem o seu tempo: tempo de plantar, tempo de colher... precisamos saber esperar este tempo passar!

Sem comentários:

Enviar um comentário